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Estatuto Editorial Disney Junior

​A revista DISNEY JUNIOR apresenta um total de 32 páginas, divididas

por várias secções, que têm por objetivo o desenvolvimento das várias

áreas cognitivas da criança.

Com uma distribuição a nível nacional, incluindo as ilhas dos Açores e Madeira,

esta revista está sediada na Rua Castilho, n. º 57, 1.º dto. 1250-068 Lisboa.

A revista é responsável apenas perante os seus leitores, estabelecendo as suas opções editoriais com base em critérios de qualidade e pedagogia. A mesma é independente em termos de ordem ideológica e económica.

O editor assume o compromisso de respeitar os princípios deontológicos da Imprensa e a ética profissional, de modo a não poder perseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando qualquer tipo de informação.

Descrição editorial do projeto:

A Revista DISNEY JUNIOR é uma publicação periódica dirigida às crianças entre os 3 e os 8 anos.

A Revista DISNEY JUNIOR rege-se por critérios educativos e apresenta conteúdos pedagógicos e lúdicos. Através de brincadeiras, as crianças vão apreendendo e consolidando as suas aprendizagens.

Baseada nas séries de televisão Disney Junior e suas personagens (como é o caso de Mickey e os Superpilotos, A Guarda do Leão, Doutora Brinquedos, Princesa Sofia, Caracóis Dourados e o Urso, entre outros) esta revista apresenta conteúdos que refletem uma clara preocupação pedagógica, sempre em linha com os objetivos a alcançar no Ensino Pré-escolar e com os conteúdos programáticos dos dois primeiros anos do Ensino Básico (1.º e 2.º ano).

De uma forma lúdica e com base num ambiente reconhecido, valorizado e muito apreciado pela criança (como é o mundo dos desenhos animados), esta será posta à prova e estimulada para atingir um conjunto de objetivos, descritos abaixo.

A Revista DISNEY JUNIOR conta com a colaboração de professores e educadores de infância, o que permite uma melhor adequação das atividades aos conteúdos programáticos escolares.

 Principais objetivos e formas de concretização dos mesmos:

  1. Estimular e promover o gosto pela leitura e as capacidades linguísticas

– Incentivando à leitura de pequenas histórias

– Ajudando as crianças a interpretarem os contos

– Incentivando as crianças a fazerem as suas próprias histórias

 2. Promover e treinar a iniciação à escrita

– Estimulando a motricidade fina, através de exercícios de iniciação à escrita com a utilização da caneta/lápis

– Promovendo atividades de orientação no espaço (jogos de tamanhos, ordenação de sequências, etc).

– Apresentando exercícios com tracejados/ponteados, que permitem desenvolver a coordenação óculo-manual

 3. Desenvolver a concentração e capacidade de memória

– Apresentando atividades de observação, onde as crianças devem procurar, descobrir, localizar e apontar determinados objetos e/ou elementos

– Apresentando atividades baseadas em cores e padrões, que apelem ao sentido de observação e concentração

– Incitando à exploração de imagens cheias de detalhes, muito importantes na transmissão de noções espácio-temporais e na aprendizagem da escrita. Dotados de um bom sentido de observação, as crianças aprenderão mais rapidamente a reconhecer e a escrever as letras

– Apresentando actividades que desenvolvam a memória

 4. Fomentar a criatividade

– Oferecendo páginas de desenho/pintura, que permitam afinar a destreza manual

– Apelando ao desenho livre

– Apelando à reprodução de conceitos, mediante orientações expressas no texto (ex: completa a imagem com as cores do arco-íris, decora o desenho com os materiais que mais gostares, etc.)

 5. Estimular as competências matemáticas 

– Apresentando actividades de contar e contas simples, com elementos do quotidiano das crianças

– Fomentando o reconhecimento e grafismo dos números

– Criando uma predisposição para o sentido de número e organização de dados (quer seja formando conjuntos, agrupando elementos por tamanho, cor ou forma)

– Oferecendo actividades que permitam a construção e a conservação do número

– Apresentando jogos de seriação e classificação de elementos (jogos de dominós, padrões, sequências, conjuntos, formas) que levam a criança a relacionar o numeral com a quantidade – Apresentando atividades com formas geométricas e associá-las a objetos do dia-a-dia dos mais pequenos