A revista DISNEY JUNIOR apresenta um total de 32 páginas, divididas
por várias secções, que têm por objetivo o desenvolvimento das várias
áreas cognitivas da criança.
Com uma distribuição a nível nacional, incluindo as ilhas dos Açores e Madeira,
esta revista está sediada na Rua Castilho, n. º 57, 1.º dto. 1250-068 Lisboa.
A revista é responsável apenas perante os seus leitores, estabelecendo as suas opções editoriais com base em critérios de qualidade e pedagogia. A mesma é independente em termos de ordem ideológica e económica.
O editor assume o compromisso de respeitar os princípios deontológicos da Imprensa e a ética profissional, de modo a não poder perseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando qualquer tipo de informação.
Descrição editorial do projeto:
A Revista DISNEY JUNIOR é uma publicação periódica dirigida às crianças entre os 3 e os 8 anos.
A Revista DISNEY JUNIOR rege-se por critérios educativos e apresenta conteúdos pedagógicos e lúdicos. Através de brincadeiras, as crianças vão apreendendo e consolidando as suas aprendizagens.
Baseada nas séries de televisão Disney Junior e suas personagens (como é o caso de Mickey e os Superpilotos, A Guarda do Leão, Doutora Brinquedos, Princesa Sofia, Caracóis Dourados e o Urso, entre outros) esta revista apresenta conteúdos que refletem uma clara preocupação pedagógica, sempre em linha com os objetivos a alcançar no Ensino Pré-escolar e com os conteúdos programáticos dos dois primeiros anos do Ensino Básico (1.º e 2.º ano).
De uma forma lúdica e com base num ambiente reconhecido, valorizado e muito apreciado pela criança (como é o mundo dos desenhos animados), esta será posta à prova e estimulada para atingir um conjunto de objetivos, descritos abaixo.
A Revista DISNEY JUNIOR conta com a colaboração de professores e educadores de infância, o que permite uma melhor adequação das atividades aos conteúdos programáticos escolares.
Principais objetivos e formas de concretização dos mesmos:
- Estimular e promover o gosto pela leitura e as capacidades linguísticas
– Incentivando à leitura de pequenas histórias
– Ajudando as crianças a interpretarem os contos
– Incentivando as crianças a fazerem as suas próprias histórias
2. Promover e treinar a iniciação à escrita
– Estimulando a motricidade fina, através de exercícios de iniciação à escrita com a utilização da caneta/lápis
– Promovendo atividades de orientação no espaço (jogos de tamanhos, ordenação de sequências, etc).
– Apresentando exercícios com tracejados/ponteados, que permitem desenvolver a coordenação óculo-manual
3. Desenvolver a concentração e capacidade de memória
– Apresentando atividades de observação, onde as crianças devem procurar, descobrir, localizar e apontar determinados objetos e/ou elementos
– Apresentando atividades baseadas em cores e padrões, que apelem ao sentido de observação e concentração
– Incitando à exploração de imagens cheias de detalhes, muito importantes na transmissão de noções espácio-temporais e na aprendizagem da escrita. Dotados de um bom sentido de observação, as crianças aprenderão mais rapidamente a reconhecer e a escrever as letras
– Apresentando actividades que desenvolvam a memória
4. Fomentar a criatividade
– Oferecendo páginas de desenho/pintura, que permitam afinar a destreza manual
– Apelando ao desenho livre
– Apelando à reprodução de conceitos, mediante orientações expressas no texto (ex: completa a imagem com as cores do arco-íris, decora o desenho com os materiais que mais gostares, etc.)
5. Estimular as competências matemáticas
– Apresentando actividades de contar e contas simples, com elementos do quotidiano das crianças
– Fomentando o reconhecimento e grafismo dos números
– Criando uma predisposição para o sentido de número e organização de dados (quer seja formando conjuntos, agrupando elementos por tamanho, cor ou forma)
– Oferecendo actividades que permitam a construção e a conservação do número
– Apresentando jogos de seriação e classificação de elementos (jogos de dominós, padrões, sequências, conjuntos, formas) que levam a criança a relacionar o numeral com a quantidade – Apresentando atividades com formas geométricas e associá-las a objetos do dia-a-dia dos mais pequenos