A revista «Masha e o Urso» apresenta um total de 24 páginas, divididas
por várias secções, que têm por objetivo o desenvolvimento das várias
áreas cognitivas da criança.
Com uma distribuição a nível nacional, incluindo as ilhas dos Açores e Madeira,
esta revista está sediada na Rua Castilho, n. º 57, R/C dto. 1250-068 Lisboa.
A revista é responsável apenas perante os seus leitores, estabelecendo as suas opções editoriais com base em critérios de qualidade. A mesma é independente em termos de ordem ideológica e económica.
O editor assume o compromisso de respeitar os princípios deontológicos da Imprensa e a ética profissional, de modo a não poder perseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando qualquer tipo de informação.
Descrição editorial do projeto:
A Revista «Masha e o Urso» é uma publicação periódica dirigida às crianças entre os 3 e os 6 anos.
A Revista «Masha e o Urso» rege-se por critérios lúdicos e apresenta conteúdos dinâmicos e interativos. Através de conteúdos que lhes são próximos, as crianças vão poder ler, realizar atividades, aprender e desenhar.
Baseada na série de prime-time Masha e o Urso, que é um enorme sucesso entre as crianças que fazem parte do público-alvo, esta revista apresenta conteúdos que pretendem estimular a criatividade e entreter, de uma forma lúdica e com base num ambiente reconhecido, valorizado e muito apreciado pela criança (como é o mundo dos desenhos animados). Os objetivos a atingir estão descritos em baixo.
Em anexo, são apresentados alguns exemplos de páginas editoriais, referentes aos objetivos abaixo descritos. Os exemplos estão devidamente classificados por objetivo.
Principais objetivos e suas formas de concretização:
1. Manter o interesse das crianças na leitura
– Incentivando à leitura de pequenas histórias, com recurso a muitas imagens e com pouco texto, com uma linguagem simples e direta
– Estimular a atenção da criança para a leitura, criando desafios relacionados com a história
2. Estimular a capacidade de observação
– Apresentando atividades de observação, onde as crianças devem procurar, descobrir, localizar e apontar determinados objetos e/ou elementos
3. Desenvolver a criatividade
– Estimulando a motricidade fina, através de exercícios de iniciação ao desenho que permitem desenvolver a coordenação óculo-manual e afinar a destreza manual e também exercícios de recortes
– Apelando à reprodução de conceitos, mediante orientações expressas no texto
– Com passatempo para enviar um desenho original mediante sugestão de temática do mesmo
4. Encontrar novas formas para fortalecer aprendizagens
– Exercícios para ajudar a desenvolver o raciocínio matemático
– Exercícios de observação e diferenças para estimular a atenção e concentração
– Exercícios de memória e de associação de elementos – Ensinando primeiros conceitos sobre a temática e outros assuntos relevantes